O Candidato que se interessar em uma vaga deverá efetuar o cadastro de seu currículo, gerando assim um usuário de acesso. Em seguida, depois de autenticado no sistema o candidato selecionará a vaga desejada, preencherá o formulário de qualificações finalizando assim a sua inscrição.
Ao final do prazo de inscrição, serão selecionados para a segunda fase de 8 a 10 candidatos com a maior pontuação. A pontuação será definida pela qualificação que o candidato preencher na ficha de inscrição. Cada item de qualificação foi definido de acordo com os pré-requisitos e habilidades mais relevantes para o Órgão. Ao final desta etapa, a lista dos classificados será publicado na plataforma.
A entrevista será realizada pelo Comitê de Seleção de Candidatos para Cargos de Direção e Assessoramento Superior - COMSECAD, definida no Decreto 21.550.(9 de Janeiro de 2017). Serão avaliadas as competências técnicas e gerenciais dos candidatos aos Cargos de Direção e Assessoramento Superior - CDS, conforme a descrição da caracterização da vaga.
Ao final desta etapa o O COMSECAD elaborará lista tríplice com os candidatos melhor avaliados e encaminhará ao gestor demandante da vaga para entrevista final.
O gestor demandante da vaga entrevistará os candidatos que compuseram a lista tríplice elaborada pelo COMSECAD, selecionará o candidato mais adequado à vaga e elaborará Parecer de Justificativa de Seleção - PJS, para nomeação do candidato selecionado pelo Chefe do Poder Executivo. O PJS será obrigatoriamente encaminhado à Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas - SEGEP, juntamente com toda documentação necessária para investidura no cargo pelo candidato selecionado. Após a geração da matrícula do servidor, a SEGEP publicará o Parecer de Justificativa de Seleção - PJS na Plataforma de Recrutamento e Seleção dos Cargos de Direção do Poder Executivo, bem como encaminhará cópia do PJS e os dados cadastrais do servidor à Controladoria Geral do Estado - CGE.